Resenha #54: Por toda a eternidade

Atenção, esta resenha conterá spoilers do primeiro livro. Caso não goste destes, evite ler inclusive a sinopse deste livro, pois ele revela o final de Amigas para sempre”. (resenha aqui)


Título: Por toda a eternidade
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 400

Tully Hart é uma mulher ambiciosa, movida por grandes sonhos que, na verdade, escondem as lembranças de um passado de abandono e dor. Ela acredita que pode superar qualquer coisa ao esconder bem fundo os sentimentos de rejeição que carrega desde a infância... Até que sua melhor amiga, Kate Ryan, morre. Então, tudo começa a mudar para Tully, que se vê escorregando em um precipício cheio de memórias melancólicas e remédios para dormir...Dorothy Hart — ou Cloud, como era conhecida nos anos 1970 — está no centro do trágico passado deTully. Ela abandonou a filha repetidas vezes na infância. Até que as duas se separaram de uma vez por todas. Aos dezesseis anos, Marah Ryan ficou devastada pela morte da mãe, Kate. Embora seu pai e seus irmãos se esforcem para manter a família unida, Marah transformou-se numa adolescente rebelde e inacessível em sua dor. Tully tenta aproximar-se de Marah, mas sua incapacidade para lidar com os sentimentos da afilhada acaba empurrando a menina para um relacionamento infeliz com um rapaz problemático.A vida dessas mulheres está intimamente ligada, e a maneira como elas vão rever seus erros e acertos constrói um romance comovente sobre o amor, a maternidade, as perdas e o novo começo. Onde há amor, há perdão...

Começo esta resenha confessando algo para vocês: faz muito tempo que li este livro e ainda não sei ao certo se posso falar sobre ele. Sabe quando você gosta de um livro ao ponto de ficar sem palavras para descrevê-lo?! Pois bem!

Em Amigas para sempre conhecemos a história de Tully e Kate, duas meninas completamente diferentes, que têm seus caminhos entrelaçados na Alameda Vaga-lumes, construindo uma amizade cheia de idas e vindas, que nos é mostrada ao longo de aproximadamente trinta anos.

Em Por toda a eternidade, acompanhamos a história dos personagens após a perda de Kate, que falece após uma batalha contra o câncer, ainda no primeiro livro.

John perde sua esposa; Luke, Wills e Marah, sua mãe e Tully Hart, sua melhor amiga e única pessoa
que sempre esteve presente em sua vida.

Em Por toda eternidade, Kristin Hannah nos mostra de uma forma extremamente tocante a dor da perda e a forma como o ser humano lida – ou não lida – com a mesma.

Nossos personagens se encontram em um estado de luto, tentando, da melhor forma superar toda a dor que levam consigo desde a perda da pessoa amada. Em especial, temos o desenvolvimento da história de Marah e Tully, que são as mais afetadas, pelo menos visivelmente, pela falta de Kate.

A forma como a narrativa é construída beira ao real e por diversas vezes me vi emocionada ao identificar nos personagens àqueles sentimentos que me acompanharam por um tempo quando perdi pessoas que amava.

Acredito que mesmo a morte sendo a única certeza do ser humano, este é o único fato com o qual nunca estamos preparados para lidar. Os sentimentos de perda e de saudade não são fáceis e, seguir em frente sabendo que aquela pessoa não estará mais ali é algo extremamente difícil.

Mas as histórias chegam a um fim, não? Você perde as pessoas que ama e tem de encontrar uma maneira de seguir adiante. P.11

O que eu realmente quero dizer a vocês é que esta é uma obra única, que lida de uma forma singela com temas que não são fáceis, interligando novamente a vida de personagens totalmente diferentes, mas, que são unidos para sempre pela perda de uma pessoa amada. Acompanhamos em seu enredo a dor de seus personagens e a forma como cada um deles tenta lidar com o luto e seguir suas vidas. Se você leu Amigas para sempre e não deu sequencia a leitura, bem, o faça! São poucos autores que tem uma escrita tão envolvente e emocionante como Kristin.

Caso você não tenha lido “Amigas para sempre”, não recomendo a leitura deste livro. Por toda eternidade foi lançado primeiro no Brasil, mas, sem uma leitura em sequencia, acredito que o leitor perderá muito da essência da história.

Bem pessoal, foi isso. Me desculpem se fui repetitiva ou pouco clara! Não deixem de comentar. Beijos e até o próximo post!

O luto é sorrateiro, indo e vindo como um convidado que você não quis convidar, mas que também não pode mandar embora. Ela quer esta dor, apesar de nunca admitir. Ultimamente, é a única coisa que parece real. Ela se percebe pensando intencionalmente em sua melhor amiga mesmo agora, depois de tanto tempo, porque ela quer chorar. Ela é como uma criança remexendo numa ferida incapaz de se impedir, mesmo sabendo que doerá. 


26 comentários:

  1. Eu juuuro que morro de vergonha de admitir que ainda não li nadinha desta autora, tenho dois livros dela em casa, incluindo este, mas foi por falta de tempo que ainda não li...preciso fazer isto logo.

    Beijo, Vanessa Meiser

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Vanessa, tenho certeza de que não vai se arrepender ^^' A escrita da autora é incrível e suas histórias não deixam por menos ^^" Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  2. Agora é oficial, tenho que parar de ler resenhas!

    http://meumundo-corderosaa.blogspot.com.br/2015/01/playlist-nostalgia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, não entendi seu comentário... se for pelos spoilers, não disse nada que a sinopse não revela, inclusive avisei no início do post ><' mas, enfim! Obrigada pela visita ^^"

      Excluir
  3. Olá,
    ADORO essa autora, já li o primeiro livro, mas esse segundo ainda não conheço. Parece ser bem bacana, estou com vontade de ler, mas nem tenho aqui em casa ainda.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês! Pode ficar de olho então porque logo logo vou fazer um sorteio dele aqui ^^'
      Obrigada pelo comentário e visita ^^' Bjs

      Excluir
  4. Aloha Polly!!!

    Acredita que eu ainda não li esse livro porque sinto que vou me emocionar bastante e não to no clima para chorar! Que desculpa triste, mas assim que entrar no clima vou criar vergonha e ler!

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, tudo bom?
      Então segure um pouco a leitura porque eu chorei muito ><' Mas, não me leve muito em consideração! Sou o tipo de pessoa que se estiver muito emotiva, chora em comercial de margarina kkkk
      Enfim! Quando ler me diga o que achou ;D
      Beijos e obrigada pela visita e comentário ^^'

      Excluir
  5. Polly, não li sua resenha, confesso... Porque não li o primeiro livro Amigas para sempre (esse fui ler a resenha e me pareceu bem interessante, a minha cara rsrsrs) mas tenho uma dúvida... Eu tenho em casa Por toda a eternidade, eu poderia ler sem ter lido o livro anterior? Sei que vai haver spoiler, mas fora isso, eu consigo entender sem ter lido o primeiro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bom? Fez bem em não ler então! kkk Então, o segundo livro até foi lançado primeiro, o que fez com que muitas pessoas fizessem a leitura dele antes. Eu não recomendaria. A Natália mesmo, que é colunista aqui do blog tentou ler o segundo primeiro e acabou por não conseguir captar todos os sentimentos que o livro transpassa. É como se tudo o que acontece no primeiro, justificasse toda a profundidade do segundo, sabe? Dá pra ler o segundo sem o primeiro sim, só que uma parte da essência da história se perde. Bem, se o livro é a sua cara, leia e você não vai se arrepender! A escrita da Kristin é incrível! Muito obrigada pela visita e comentário! Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Polly, bom vou seguir seu conselho e ler o primeiro livro antes.. Acho melhor rsrs
      Bjs

      Excluir
  6. Em primeiro lugar, eu preciso dizer que eu amei a capa desse livro, é tão encantadora (sim eu sou louca por capas. hahahaha) Em segundo lugar, eu tenho que te parabenizar pela maneira linda que tu escreveu essa resenha, sério, o texto teve tanta entrega, tanta emoção que dá pra ver que tu realmente se envolveu com esse livro e que ele merece ser lido mesmo. Eu tenho tenho que confessar, que eu não conhecia esse história e é por isso, que eu gosto tanto de vir aqui. Obrigada por sempre indicar livros interessantes e que não são tão conhecidos. Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Polly!
    Tantas criticas lindas sobre esse livro <3 Não li nem o primeiro, mas só pela narrativa encantadora, morro de vontade de conhecer. Ja ta na listinha de desejados do ano, sem duvidas. Os dois :)

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Pollyanna! Já li Amigas para Sempre e amei! Estou ansiosa para ler Por Toda a Eternidade! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não li a resenha porque não li o primeiro ainda e como pretendo ler, não quis pegar spoiler.
    Mas devo dizer que fiquei feliz em ver o aviso de spoiler, incluindo a sinopse, antes da resenha, porque já tive a tristeza de ler coisas que a pessoa não avisava e revelava todo o livro anterior. Chega a dar dor no coração =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Polly

    Sai pulando partes da resenha, principalmente o início, para não pegar spoilers. A Kristin é uma autora maravilhosa e seus livros sempre emocionam. Tenho esse livro, mas não tenho o que vem antes dele por isso não li esse ainda.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Pollyanna! Tudo bem?! :D Eu nem imaginava que 'Por toda a eternidade' fosse continuação de outro livro, juro! (Acabei de pesquisar aqui e o primeiro livro foi lançado pela Ed. Arqueiro e esse, a continuação, pela Ed. Novo Conceito - vai entender! :P) Gostei muito de sua resenha e agora fiquei com uma tremenda vontade de ler! Sou super fã desses dramas, que te levam a refletir mesmo, e algo me diz que a série me trará várias reflexões bacanas. :)
    Agora só preciso ir atrás e garantir o primeiro volume! Hahaha

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
  12. Os livros da Kristin Hannah sempre têm essa delicadeza, eu adoro a escrita da autora. Inclusive, tem alguns livros dela na fila para serem lidos, que não devem passar de 2015. Esse é um deles, mas preciso ler Amigas para sempre primeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda, que blog lindo viu? Fiquei encantada!
    Já li esse livro, mas faz muito tempo, lembro que gostei bastante da leitura, simplesmente amo os livros da Kristin! <3
    Sua resenha está ótima! Beijão
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!!! Seu blog é muito bacana... Gostei muito dele...

    Abraços.

    palavrasaventureiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Ótima resenha. Eu só tenho esse segundo livro aqui em casa, o primeiro ainda não, por isso não consegui lê-lo ainda, mas vou tentar depois dessa sua resenha. A morte é sempre uma coisa difícil de lidarmos, mesmo sabendo que todos vamos passar por isso.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Pollyanna,
    Ainda não li nada da autora, confesso.
    Mas observo que os livros tratam mais da amizade e adoro enredos assim.
    Apesar que fico morrendo de chorar, pq sou chorona nata lendo hahahaha


    A capa é tão linda ♥

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Oi Polly!
    Tenho um interesse enorme em ler alguma obra dessa autora (tenho várias aqui na minha estante mas ainda não tive a oportunidade). Sempre vejo comentários positivos dessa obra, assim como a primeira. Vamos ver quando terei um tempinho de acrescentar esses na minha listinha hehehe

    Beijos
    Jéssica
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Polly,
    Eu amo Amigas para sempre e é um dos meus livros preferidos. Acho que a Kristin Hannah escreve com maestria e sabe levar muito bem suas histórias.
    Acredito que o desenvolvimento de Por toda eternidade foi muito bem elaborado e muitas vezes também me vi na pele dos personagens. Realmente, é uma história incrível!
    Adorei sua resenha!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Este livre parece muito gostoso de ler! Sua resenha está muito boa e bem escrita!
    Adorei o blog! Parabéns pelo capricho <3 ganhou uma leitora!
    Beijos
    Vitoria
    p.s: venha conhecer minha web novela "Caso 54 - Tales: até onde o amor pode te levar?", que é postada todas as quartas no meu blog! http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/p/web-novela.html

    ResponderExcluir
  20. Oi Pollyanna!!

    Pois é... você avisou que tinha spoilers... mas mesmo assim eu li! Que burra! rs
    Porque sim, esse é um livro que eu tenho muita vontade de ler, pena que estraguei a surpresa do primeiro. Imagino como a história deve ser delicado, uma leitura e tanto!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir