Resenha #46: O Resgate



Título: O Resgate
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 316

Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje estou aqui para falar um pouquinho sobre mais um livro dele, que é um dos autores que mais me faz chorar: Nicholas Sparks! De antemão aviso que esta obra foi uma daquelas que realmente me conquistou!

Peço desculpas por não ter falado muito do enredo do livro, mas, acredito que sua sinopse fala suficiente sobre o mesmo e, qualquer coisa que eu escrevesse além dela seria spoiler e bem, falar o mesmo seria extremamente repetitivo.

O resgate conta a história Taylor McAden, um voluntário do corpo de bombeiros que, em uma noite de tempestade acaba encontrando um carro batido na beira da estrada, onde se encontra Denise, a motorista do veículo.

Ao ser resgatada, a mesma pergunta por seu filho Kyle, um garotinho de quatro anos, que tem problemas na audição e na fala, que desapareceu do banco traseiro.

A partir daí começa uma busca pela criança, que acaba sendo encontrada por Taylor.


Como em todo livro do Nicholas, surge dali um pontapé inicial para o desenvolvimento de um romance que, pode ser assombrado pelos fantasmas do passado de Taylor.

Até aqui, a mesma fórmula de sempre, certo?! Uma mulher decidida que tem uma vida difícil, um homem corajoso que esconde um passado... Então... porque a história me conquistou tanto?

Posso responder este questionamento em uma palavra: Kyle.

Apesar do lindo romance desenvolvido par Denise e Taylor, que quase é posto a perder pelas atitudes deste (que confesso que me tiravam do sério durante a leitura), foi a história do garotinho e dos esforços de sua mãe que realmente me emocionaram.

(...) Compreendia que a noite estava sendo difícil para todos, por isso sorriu para mãe atrás dela, como se dissesse: crianças são difíceis às vezes, não é?
Em resposta, a mulher revirou os olhos.
_ Você tem sorte.
Denise olhou para ela, interrogativa.
_Desculpe, não entendi.
_Eu disse que você tem sorte. - Ela apontou a cabeça para o filho. - Este aqui nunca cala a boca.
(...)
_Não - sussurrou para si mesma. -  Quem tem sorte é você.

Kyle apresenta um distúrbio auditivo raro que faz com que ele não compreenda muito bem a linguagem, tendo portanto, uma comunicação verbal bastante limitada. Durante toda a obra, nós vemos a luta de Denise para que seu filho aprenda a se comunicar através da fala, os impasses, as dificuldades e as pequenas vitórias, que se tornam momentos emocionantes para a personagem e para o leitor. Essa “luta” de Kyle e Denise é o que deixa o livro especial, único. Acredito que tais fatos são passados de forma tão emocionante porque Nicholas vivenciou a mesma situação que a personagem. Seu segundo filho, Ryan, possui o mesmo distúrbio de Kyle, o que fez com que o autor passasse, acredito eu, pelos sentimentos que transmitiu através de sua personagem. O autor falou com propriedade do assunto e confesso, me levou, mais uma vez, as lágrimas.

A narrativa de Nicholas: maravilhosa e envolvente como sempre. Nem precisaria dizer mais uma vez que só conseguir largar o livro quando o terminei.

Se você gosta de romances com um grande toque de realidade e muita emoção, deixo aqui mais uma indicação de leitura!

Beijos, até a próxima postagem e não deixem de comentar!


As pessoas vêm e vão. Elas entram e saem da sua vida, quase como personagens em um livro. Quando você finalmente o fecha, os personagens contaram suas histórias e você recomeça outro livro, cheio de novos personagens e aventuras. Então se vê concentrando-se nos novos,  não nos do passado.




Título: Reconstruindo Amelia
Autora: Kimberly McCreight
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 351
- See more at: http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/#sthash.27xARnen.dpuf

5 comentários:

  1. Pollyana,
    Este é meu livro favorito de todos no ano! Ele conseguiu me tirar do eixo. Sou mãe e vivo a dificuldade de meu filho com a fala, treino com ele assim como a Denise. Acho que por ser um dos romances mais reais e com mais toques pessoais de Nicholas, se tornou um excelente candidato a filme!
    Amei o livro e também recomendo!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  2. AAAAA, Tio Nick que amo! ♥ Estou doida por esses dois últimos lançamentos dele!
    Ele sempre me faz chorar kkk Já vi que vou gostar do garotinho tbm, haha
    E realmente, todos os livros dele são assim: românticos, reais e emocionantes *-*
    Bjbj
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olááá!
    aaah todo mundo está falando bem desse livro!
    mas não estou mais na onda de Sparks! depois de ler aaaalguns livros dele... já estou achando meio previsivel!
    mas é sempre bom saber que tem um livro maravilhoso dele por ai, quando minha fase implicante passar, quem sabe não procuro conhecer? :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo este livro no momento, mas estou bem no comecinho, onde o menino está perdido ainda, e estou esperando entrar no clima Nicholas de ser .... hahaha

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Polly, as fotos estão lindas *o* Mais um livro do Nick perfeito sparks! Mal posso esperar para lê-lo, ainda mais depois de ser tão recomendado. xoxo :*

    ResponderExcluir