Resenha #45: Reconstruindo Amelia

Título: Reconstruindo Amelia
Autora: Kimberly McCreight
Editora: Arqueiro
Nº de Páginas: 351

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.Amelia está morta.Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:Amelia não pulou.Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.


"Você conhece a pessoa que mais ama no mundo?"

Como começar a resenha de uma obra que me surpreendeu tanto e me levou a uma montanha russa de emoções?!

Confesso que quando iniciei esta leitura, não havia criado qualquer expectativa em relação a ela porque, primeiro, não é o gênero com o qual eu possuo mais afinidade e segundo, porque sequer havia ouvido falar desta autora até o lançamento desta obra.

Falta de expectativas à parte, desde que comecei a leitura me surpreendi de maneira positiva e, posso dizer sem medo que esta obra se tornou uma das melhores leituras do ano.

Seu enredo traz a história de Kate Baron, uma mulher que se encaixa perfeitamente na imagem de mulher moderna, que trabalha fora para sustentar a casa, ao mesmo tempo em que é mãe solteira.

Certo dia, enquanto estava em uma importante reunião de negócios, recebe um telefonema da escola de sua filha informando que a mesma, que sempre fora uma aluna exemplar, havia plagiado um trabalho sobre um de seus livros favoritos, motivo pelo qual estava sendo suspensa.

Kate se atrasa uma hora para buscar Amélia e, quando chega ao colégio recebe a notícia de que a mesma cometeu suicídio, se atirando do telhado da escola.

Poucos dias depois da conclusão da investigação, Kate recebe uma mensagem anônima que diz que sua filha não pulou do telhado, o que a leva a iniciar uma investigação sobre o passado de Amélia, sua filha de 15 anos, o que pode levar a um lado desconhecido da vida e personalidade desta, o qual ela nunca imaginou que existisse.

***

Como puderam perceber, trata-se de uma obra intensa, desenvolvida sobre os pontos de vista de Amélia, antes do ocorrido, e Kate, enquanto tenta descobrir o que de fato ocorreu com sua filha.


A narrativa da autora é envolvente e fluida, o que torna praticamente impossível abandonar a leitura antes do fim da mesma.

Dentre os diversos temas abordados de forma delicada e no mínimo interessante, teremos bullying, homossexualidade, relacionamentos familiares e o luto.

Confesso que eu já sabia qual seria o desfecho da obra desde o meio da mesma, mas, isto não prejudicou de forma nenhuma minha leitura, muito pelo contrário, eu ainda tinha a curiosidade de saber o que levou àquele desfecho.

Outro ponto forte do livro foram as diversas citações das obras de Virginia Woof. Estas despertaram minha curiosidade e, sem sombra de dúvidas, pretendo ler os livros da autora.

Para finalizar, quero deixar aqui esta  indicação de leitura, que irá agradar muito os fãs de autores como Harlan Coben, James Patterson, dentre outros.


Bem, é isso. Espero que gostem da resenha e que não deixem de comentar! Beijos e até a próxima!

(...)Às vezes é difícil perceber a velocidade da corrente até você se ver no topo de uma cachoeira. p.103

17 comentários:

  1. Oieee!! Eu quero bastante ler esse livro. Não gosto mto quanto acontece o que vc disse, de ser um final previsível, mas acho que por ser meu estilo de leitura eu vou curtir bastante.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim que vale a pena ^^' Eu gostei bastante, mesmo já imaginando o final :p Bjs e obrigada pelo comentário =D

      Excluir
  2. oie
    Eu também gostei muito do livro, e em nenhum momento consegui imaginar o desfecho rs Estava tão crente em outra alternativa, que nem cheguei a cogitar que aquilo poderia ter acontecido..
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a personagem envolvida no desfecho tem a primeira aparição após o acontecido eu já achei ela suspeita..., a atitude que ela tomou foi tão oi?? Mas que bom que você gostou também ^^" Obrigada pelo comentário, bjs =*

      Excluir
  3. To lendo esse livro e não sei o que achar, estava ansiosa pela leitura, expectativa lá no alto, mas acabou que não to me ligando a historia, ta maçante, espero que melhore :x
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha conseguido aproveitar a leitura, afinal, é um saco quando não conseguimos nos conectar com o enredo, personagens... enfim! Com o livro em si... Enfim! Obrigada pelo comentário, bjs ^^"

      Excluir
  4. Oi Pollyana!
    Eu adorei esse livro, fiquei grudada nele... Mas ao contrário de você não consegui adivinhar o final antes.
    Também fiquei com vontade de ler os livros da Virginia Woolf, nunca li nenhum.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do livro ^^" Gostei bastante também... queria não ter imaginado o final antes também ><" rs A minha vontade de conhecer as obras da autora foi tamanha que acabei comprando três livros dela na bienal ><' kkkk Obrigada pelo comentário, bjs ;*

      Excluir
  5. Olá Pollyanna,

    Eu gostei demais desse livro, foi uma grata surpresa e concordo livro para os fãs de Harlan, Patterson, parabéns pela resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fãs de Harlan tem que ler este livro! Muito obrigada pelo comentário viu? ^^" Bjs

      Excluir
  6. Oi Pollyanna. Eu li recentemente esse livro é adorei. Eu fui sem grandes expectativas, mas adorei. Fiquei presa na narrativa desde o primeiro capítulo. Sério que você já sabia o desfecho? Eu fiquei na tensão durante todo o livro, principalmente em saber quem foi a pessoa. Eu adorei o livro e pretendo ler outros livros da autora.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, já sabia sim ><" Pela atitude da personagem envolvida como suspeita na segunda vez que ela aparece eu já sabia que se não era ela, estaria envolvida e de alguma forma. Quando comecei a ler os flashbacks da Amélia eu já tive certeza ><" kkkk Mas, foi como eu disse mesmo, não me incomodou em nada ^^' Obrigada pelo comentário, bjs

      Excluir
  7. Olá.
    Ótima resenha. Eu já sabia de algumas coisas também sobre como iria terminar o livro, sobre os segredos da Amelia, me senti uma super detetive UAHSUAHSU Que bom que gostou do livro :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aee, alguém que adivinhou o final também o// Somos duas, me senti o Sherlock - sqn KKKKK Muito obrigada pelo comentário ^^'
      Bjs

      Excluir
  8. Estou muito curioso sobre esse livro, amo narrativas com finais assim.
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pollyana,
    Eu gostei dessa leitura, mas achei que muitos pontas ficaram soltas e muitos suspeitos livres do nada.
    Gostei mais da abordagem dramática que do suspense em si.
    Adorei as narrativas intercaladas!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  10. Olá =)

    Acabei de ler este livro, e adorei. A leitura é bem intensa.
    Eu também gostei das citações da Viriginia Woolf. Também já sabia o desfecho, que estava bem na cara, mas mesmo assim o livro conseguiu prender com todos os acontecimentos até o fim.

    ÓTima resenha.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir