Resenha #43: O Duque e Eu

Título: O Duque e Eu
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 282



Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida



Acredito que nunca comentei aqui no blog o quanto eu gosto de romances de época. Sou apaixonada pelo modo intenso como estes se desenrolam, por seus diálogos, por costumes que vou conhecendo através de seu enredo... enfim! Qualquer livro que siga esse gênero vai chamar minha atenção e foi exatamente isso que me deixou curiosa para ler O duque e eu.

Este é um daqueles livros que arrancam suspiro de seus leitores do início ao fim e, quando acaba, deixa aquele gostinho de quero mais – o que não é um problema para este livro, afinal, é uma série com oito exemplares!



Em meio a uma sociedade em que casamento e filhos eram praticamente um objetivo de vida, conhecemos a história de Simon e Daphne, dois jovens incrivelmente espirituosos e sarcásticos. 

Ele, que se tornou duque após a morte do seu pai, traz consigo um passado de rejeição por parte deste,. O motivo? Problemas na fala, que superou com sua força de vontade. Por seu título e sua boa aparência, ele se torna praticamente um alvo para as moças solteiras que buscam um casamento vantajoso.

Daphne é uma dos oito filhos da família Bridgerton e conta com um senso de humor e um carisma enorme. Dona de grande beleza, é de se esperar que ela tenha inúmeros pretendentes, certo? Errado. Pelos pretendentes em potencial,ela é vista apenas como amiga, restando apenas os homens velhos e esquisitos.

Em meio a uma tentativa de se livrar de um pretendente indesejado, Daphne acaba criando uma situação que, eventualmente, faz com que conheça o galã da história. Um trato dos dois visando maiores benefícios (não sei se seria spoiler dizer do que se trata, então, prefiro não entrar em detalhes), podemos ver o desenrolar de um romance apaixonante. 

Esse é um daqueles romances leves e extremamente clichês, que nos fazem suspirar e esperar ansiosamente por cada novo exemplar.

A narrativa da autora é excelente, fluindo incrivelmente bem ao decorrer da obra.

Outro ponto forte são os personagens. Violet Ledger é a típica mãe de família do século XIX. Sonha em ver suas filhas fazendo um bom casamento, não medindo esforços para tanto. Adorei a forma como a autora desenvolveu tal núcleo familiar, fazendo com que tivéssemos muito apresso por suas personagens.

Como já dito acima, o enredo não trouxe nada inovador, mas, acredito que não seja esta a função de tais romances.

Para finalizar, recomendo a leitura a todos os que apreciam os romances de época, tendo a certeza de que vão se apaixonar pela narrativa da autora.




25 comentários:

  1. Oi, Pollyanna!
    Já li O Duque e Eu e goste bastante do livro, essa série é uma das minhas favoritas e os personagens são super bem construídos. A autora faz o leitor ficar viciado na narrativa e já estou ansiosa para o novo lançamento da série. :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. Oi linda, em primeiro lugar o seu blog é lindo então parabéns! *-*
    Eu não curto muito romances de época, mas eu gostei muito do enredo e da capa desse livro então, quem sabe um dia eu leia ele sim! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pollyanna, tudo bem?
    Esse livro é realmente ótimo. Um prato cheio para quem curte romances de época. Super recomendo também.

    Beijos,
    Sorteio: livro “Hathor”

    ResponderExcluir
  4. Não li o livor ainda mas pelo o que minha colunista disso e ao ler sua resenha, fiquei bastante interessado. Inclusive minha colunista fez uma resenha para esse livro, vá depois ler.

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  5. Olha, sou suspeita para falar de romances de época, amo, amo, amo livros do gênero e não sei o motivo de ainda não ter comprado a série inteira (aliás, não sei o motivo de ainda não ter comprado todos os romances históricos que a editora Arqueiro andou lançando!). Mas enfim, estou super empolgada com a trama de "O Duque e Eu", eu gosto da premissa e considerando a quantidade de elogios que a Julia Quinn anda recebendo, com certeza irei amar os livros dela! Adorei a a resenha (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ele me lembra bem o estilo de Jane Austen, ainda não li mas acho interessantes esses romances da Arqueiro. Quando tiver oportunidade lerei ^^
    Estou seguindo seu blog tbm, flor. Muito obrigada por visitar e seguir o meu. Bjs :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Ao contrário de você, não sou tão fã assim de romances de época! Mas devo confessar que essa série em si me chama muita atenção e sou curiosa sobre ela. Espero ter a oportunidade de ler em algum momento para ver se me apaixono assim como você!!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não tive a oportunidade de ler esse livro ainda, por que na verdade acabo pedindo mais os livros de suspense, hehehe, mas não tenho nada contra romances de época, e esse parece muito bom.
    Também acho que esse tipo de livro não tem muito o que inovar, mas pelo o que falaste parece uma ótima leitura.
    Parabéns pela resenha =)
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Pollyanna! Estou ansiosa para ler O Duque e Eu e O Visconde que me Amava! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Pollyana.
    Eu não canso de falar que a Julia é uma #Diva.
    Me apaixonei pela narrativa dela, pela história que ela criou, pela família. Li todos lançados no Brasil até agora, e quero continuar a série.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi Pollyanna!
    Eu também sou apaixonada por romances de época! Já li esse livro e amei!!
    Leia as continuações também, a série só melhora (como se isso fosse possível)!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler algum livro dessa série, mas ainda não tive a oportunidade.
    Apesar de achar estranho ver livros que já foram lançados em versão "de banca" agora em versão de livraria, acredito que vale a leitura já que sempre gostei dos históricos que li.

    Beijos
    Fê - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  13. oie Polly
    eu também amo romances históricos. Acho que sempre tive o sonho secreto de viver naquela época, usando vestidos e espartilhos rs
    Eu amei O duque e eu, apesar de não concordar com algumas atitudes da Daphne. Estou esperando ansiosa pelo lançamento do quarto livro, porque Colin é muito <3
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Polly!
    Como não amar este livro, né? Impossível! <3
    Amei a leitura assim como você. Gosto muito também de romances de época e este é, com toda certeza, um dos melhores livros do gênero.
    Ainda não li os demais livros da série, mas pretendo.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Boa resenha. Eu não curto tanto romances de épocas, mas sempre acabo lendo um ou outro vez ou outra, pra tentar gostar mais UAHSUA Essa série de livros parece ser interessante, fiquei curiosa para ler.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Uma das coisas que me chamou bastante atenção foi o fato da narrativa ter uma espécie de Gossip Girl, com as crônicas da anônima Lady Whistledown, que sempre sabia tudo o que estava acontecendo nos mais badalados bailes da alta sociedade. Em suma, o livro foi maravilhoso, emocionante e muito engraçado. A autora tem um jeito tão leve e prazeroso de escrever que quando você vê já acabou e ficamos ansiando por mais.
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Tudo bom?
    Não curto muito históricos, por isso que não me interessei por esse livro, mas só leio bons comentários sobre ele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Fiquei feliz por saber que você achou a narrativa da autora é excelente e que a leitura flui bem porque comprei os três primeiros livros da série de uma vez! rs... Também acho que a inovação não é importante nesse tipo de livro, espero gostar!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi, Pollyana! Menina, adorei a tua resenha. Já li O Duque e Eu, que foi o meu primeiro romance de época, e gostei muito também. Agora preciso me atualizar, porque a editora está prestes a lançar o quarto título da série e ainda só li o primeiro!

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Pollyana! Menina, amei a tua resenha. Você me fez lembrar dessa história mega legal que também já li há algum tempo e que por sinal foi o meu primeiro romance de época.

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  21. Hum...adoro! Realmente os romances de época não trazem nenhuma grande novidade, mas nos fazem suspirar porque contagiam e prendem o leitor. Nunca li nada da autora, mas quero muito...dizem coisas boas desse livro.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  22. Oi Pollyana =)

    Ah, adoro estes romances de época clichês haha. Sabe, o legal destes livros é que são tão leves e gostosos de ler, que você nem vê a hora passar. Proporciona bons momentos.

    Eu sou louca para ler este livro (e esta série) da Julia Quinn *-*
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Pollyanna,

    Esse livro realmente parece ótimo, gosto de romances de época também, mas no momento ainda não li nada, mas esta na lista....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Pollyana!
    Essa série é incrível, já tinha lido em ebook alguns anos atrás e fiquei radiante quando a Arqueiro resolveu publicá-la no Brasil! Estou acompanhando a série e relendo todos eles com muito prazer, a cada novo volume a história fica ainda melhor =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  25. Oiii Pollyanna! Tô doida pra ler esse livro... Comprei o segundo e o terceiro, falta só o primeiro! Adoro romance de época S2

    ResponderExcluir