Resenha #42: A Caçada




Olá pessoal, como vocês estão? Hoje teremos a primeira resenha do colunista Humberto! Esperamos que gostem e que deixem muitos comentários!




Título: A Caçada
Autora: Clive Cussler
Editora: Novo Conceito
Nº de Páginas: 383

Por décadas, Clive Cussler vem deleitando leitores com romances repletos de suspense, ação e pura audácia. Agora, ele faz isso novamente, em um dos mais loucos e estimulantes thrillers de época dos últimos anos. O governo norte-americano contrata a renomada Agência de Detetives Van Dorn e seu agente igualmente renomado, Isaac Bell, para capturar um lendário ladrão de bancos conhecido como Assaltante Açougueiro.
Este assassinara homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhuma pista nem testemunhas. O detetive Bell lidera a busca e finalmente descobre a verdadeira identidade do Assaltante Açougueiro. E nesse momento inicia-se a verdadeira caçada.
Com um enredo intrincado, dois vilões extraordinários e a assinatura de Cussler em reviravoltas surpreendentes, A Caçada é o trabalho de um mestre no auge de seu talento.



A história começa quando uma equipe retira do Lago Flathead, Montana uma locomotiva do início do século XX. Dentro dela eles encontram três corpos, identificados pelo detive da Agência de Detetives Van Dorn, Isaac Bell. A data é 15 de abril de 1950, mas as razões para a locomotiva estar no fundo do lago nos levam a uma viagem no tempo para o ano de 1906.

É o relato de uma caçada a um dos piores ladrões/assassinos dos Estados Unidos, o famoso Assaltante Açougueiro. A sangue frio ele mata todas as pessoas presentes no momento do assalto, sem deixar uma testemunha sequer. O ladrão é bem sucedido em várias operações, até que o irreverente e jovem detetive Isaac Bell é contratado para capturá-lo.

Isaac é um homem inteligente, decidido e adora seu trabalho e conduz a investigação com muita dedicação para resolver os casos. Ele convoca seus melhores detetives e prepara sua equipe para procurar pistas do ladrão, que some como se fosse um fantasma. Além de intelectual, Isaac usa de seu carisma para conseguir qualquer informação possível.

Clive Cussler descreve com decência o início do século XX nos Estados Unidos, as modernidades da época, o vestuário e a arquitetura. Com momentos marcantes e uma narrativa sem muitos preâmbulos, ele consegue trazer velocidade a um romance policial.

                                                           ***
A sinopse do livro anuncia um thriller, porém não seria realmente um. O livro trata-se de um romance policial de época. Apesar disso, o livro não deixou de ser bom.

Confesso que no início faltava um estímulo para que eu devorasse as páginas de A Caçada. A culpa vem da minha estúpida tentativa de encontrar traços semelhantes entre a narrativa de Cussler com a de Coben. Arrependi-me disso porque, durante a narrativa em terceira pessoa de Clive, ele alterna entre alguns dos personagens envolvidos. Entre Isaac e seus parceiros e até entre o próprio Assaltante Açougueiro. Então aquele suspense de quem é o verdadeiro assassino não existe.

Mesmo assim ele não deixa de dar algumas reviravoltas, não “reviravoltas surpreendentes”, mas algumas mudanças rápidas no cenário, no diálogo e no comportamento dos personagens que nos deixam um pouco intrigados. Além da possibilidade de ver como uma mente criminosa age e como os detetives conseguem ligar as pistas a uma pessoa ou a um lugar. E momentos de aflição onde devoramos capítulos para encontrar o desfecho de um plano.

As páginas amareladas tornaram fácil a leitura e a diagramação dele é simples e sem muitas ornamentações distrativas.

A Caçada é o primeiro livro de uma série que retrata as aventuras de Isaac Bell, a vantagem é que são histórias independentes e que não requer a leitura dos outros livros.


Recomendo esse livro para quem gosta de uma aventura, de ação policial e de uma boa dose de época.




10 comentários:

  1. hummm amei saber adoro livros com a pegada policial
    bezo
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, muito bem escrita! Me deixou com bastante vontade de ler esse livro! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro, adorei a escrita do autor.
    Comparar é um grande problema, ainda bem que não tenho esse costume,
    pois acho que acaba prejudicando a leitura de certa forma. Mas que bom que mesmo assim tu gostou ^^
    Um beijão

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie flor, tudo bom? Não li a caçada ainda, mas vi que tem muita gente falando bem dele. É o tipo de leitura que eu gosto, pretendo ler em breve.Mas, confesso que esperava sim reviravoltas mega surpreendentes, e fiquei meio que com "receio" por não ter. apesar de como tu disse, ter bastante coisa que nos deixa intrigados. Vou arriscar *-* beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Já li dois livros desses autores e quero muito ler esse, mas preciso terminar outras leituras que ainda estão na fila! Adoroooo...louca para conferir.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  6. Olá Pollyana e Humberto,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, já li um livro do autor e gosto demais da escrita dele....as capas também são legais...ótima dica...parabéns pela resenha.....seguindo o blog....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Pollyanna!
    Humberto, gostei da resenha! Gosto de livros policiais e esse parece ter bastante ação. A melhor parte é saber que os livros da série são independentes, assim posso ler qualquer um deles sem me importar com os anteriores.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oie Humberto
    eu tenho o primeiro e segundo livro desse autor, mas ainda não bateu aquela curiosidade, sabe?
    Mas pretendo ler muito em breve.
    bjos
    www.mybooklit.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Humberto!
    Eu não pretendo ler mais livros desse autor.
    Li dois livros do autor e apenas um me conquistou um pouco mais. Ademais, seus livros não em agradam muito e nem muito menos sua narrativa.
    Em suma, percebi que você gostou; talvez não tanto como esperava, até mesmo por ter se enganado.
    Enfim, gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum livro dessa série
    Mas minha amiga já leu e disse que são ótimos
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir