Resenha #36: Amigas para sempre

Título: Amigas para sempre
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 446
 Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.
 
You just call out my name
And you know wherever I am
I'll come runnin' to see you again
Winter, spring, summer or fall
All you have to do is call
And I'll be there
You've got a friend”


Eu sempre acreditei que existem livros que podem chegar em nossas almas. Por mais dramático e piegas que isso possa parecer, foi assim que me senti ao decorrer desta leitura.

Neste livro conhecemos a história de Tully e Kate, duas meninas completamente diferentes, que têm seus caminhos entrelaçados na Alameda Vaga-lumes.

Kate é uma garota meiga, tranquila e extremamente amorosa, que tem o amor e apoio incondicional de sua família. Quando se tratava de amizades, as coisas eram diferentes. A garota não possuía amigas, o que fazia com que se sentisse sozinha.

Tully, por sua vez, conheceu o peso da rejeição muito cedo. Abandonada diversas vezes por Nuvem, sua mãe, ela via seu porto seguro em seus avós. Extremamente popular, sempre se sentia sozinha, tendo consigo o desejo de que sua mãe finalmente se importasse com ela, interrompendo assim, suas idas e vindas.

Em um dos períodos em que Talullah está morando com sua mãe, esta passa por uma situação traumática, momento em que Kate fica ao seu lado, marcando assim o início de uma bela e duradoura amizade.

- Nós vamos ser melhores amigas para sempre – disse Kate com sinceridade. – Combinado?
- Você quer dizer que sempre estará ao meu lado?
- Sempre – respondeu Kate. – Não importa o que aconteça. . f. 63


As inúmeras diferenças só fortaleceram cada vez mais os laços que se formaram entre elas, dando as duas o que sempre quiseram: Kate agora tinha uma amiga e Tully uma família que se preocupava com ela e a amava pelo que era. Eram o complemento uma da outra e por diversas vezes prometeram ser amigas para sempre, promessa que cumpriram mesmo após suas vidas tomarem rumos completamente distintos.

Ao decorrer da leitura acompanhamos as idas e vindas de mais de trinta anos de amizade construídos por elas. Conhecemos o rumo que suas vidas tomaram e a forma como superaram seus altos e baixos. É através de uma narrativa emocionante que conhecemos personagens cativantes e uma história para levar por toda vida, nos trazendo lições importantes, dentre elas, o valor da verdadeira amizade.

A amizade das duas era mais importante do que qualquer relacionamento. Namorados vão e vêm, amigas são para sempre. f. 119

É impossível não se emocionar do início ao fim com esta obra delicada e incrivelmente tocante. Me peguei chorando por diversas vezes ao decorrer da leitura, e confesso que após encerrá-la também. 

Identifiquei-me em diversos momentos com situações e sentimentos que as personagens demonstravam e a promessa de “Para sempre amigas” me remeteu a diversos momentos de minha vida, me deixando um tanto quanto nostálgica.

Esta obra se tornou uma de minhas favoritas e provavelmente é um dos livros mais intensos que já li.

Mal posso esperar para ler outras histórias da autora. Recomendo esta obra a todos, tendo a certeza de que levarão dela mensagens para a vida toda. 

 Logo, Tully estava fazendo Kate dar risada. Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar, mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos.

 

11 comentários:

  1. Oi Pollyana :)

    Esse livro tem chamado muito a minha atenção e estou pensando seriamente na possibilidade de adquiri-lo ainda hoje. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adquira sim, recomendo de olhos fechados ^^' Bjs

      Excluir
  2. Nossa, já tinha visto muito esse livro, mas a sua resenha ficou linda demais, deu muita vontade de ler esse livro. A coisa é que livros sobre amizade mexem muito comigo, me emocionam demais e me deixam super nostalgica também. Acho que fico mais sensivel e chorona com livro sobre amizade do que até com romance.
    Vamos ver se assim que terminar a minha "pequena" pilha de livros para ler aqui, de repente eu leio esse também. Deu vontade....

    Bjo, Ivana

    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas! Eu sempre me sinto mais envolvida - e emocionada - quando o tema é amizade e não romance. Leia sim, não vai se arrepender, pode apostar ^^' Obrigada pelo comentário, bjs

      Excluir
  3. Aiiiiiiii que capa linda, que enredo incrível, amei sua resenha! Deu vontade de ler o livro sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz *-* Leia sim, o livro é excelente, eu me apaixonei por ele *-* Obrigada pelo comentário ^^" Bjs =*

      Excluir
  4. Oi, Pollyana!
    Ainda não conhecia "Amigas para Sempre", mas fiquei muito curiosa, confesso. Pela capa, não esperava uma história tão intensa quanto você citou, mas espero gostar :)

    Beijo,
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e se surpreenda, assim como eu! kkkk Sério, eu não tinha expectativa nenhuma com esta leitura mas, além de me surpreender, me emocionou demais! É uma ótima pedida ^^' Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  5. ADOREI sua resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Polly, adorei sua resenha e, apenas da forma como você descreveu a história, já consegui me apaixonar. Gosto desse tipo de livros: aqueles que nos emocionam do começo ao fim e que depois nos faz querer repensar em muitos detalhes da nossa própria vida! Não conhecia "Amigas para Sempre", mas depois de sua resenha, vou atrás de lê-lo...
    Beijos

    http://umlivroesuashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Polly adorei sua resenha e confesso que o único livro que li da autora "O Caminho para casa" mexeu muito com meus sentimentos e por isso percebi que as histórias dessa autora são muito tocantes. Por isso apesar de querer ler todos os livros dela estou deixando mais para frente, estou numa fase de leituras mais rápidas e inspiradoras (leve).
    Parabéns pela leitura, resenha e dica de leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir