Resenha #32: O Presente

Título: O Presente
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320


Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.


Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é”



Confesso a vocês que não sou lá a maior fã de natal e coisas com este tema. Quando fiquei sabendo do livro Deixe a neve cair que trazia um conto do John Green – um de meus autores favoritos, resolvi que daria uma chance para livros que se passassem no natal, momento em que fiquei sabendo de dois lançamentos natalinos da Novo Conceito: O Presente e Anjos à mesa.

Tenho que confessar que os referidos livros me surpreenderam de tal maneira que praticamente devorei as duas obras, mas, vamos falar de apenas uma delas aqui.





Esta história é sobre pessoas, segredos e tempo. Sobre pessoas que, assim como os embrulhos, guardam segredos, escondem-se sob várias camadas, até encontrarem as pessoas que poderão desembrulhá-las e ver o que há dentro. (…)
Está é uma história sobre uma pessoa que descobre quem é.
Sobre uma pessoa que é desembrulhada, e cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo. (p.14)


O livro O Presente tem seu enredo se desenvolvendo em dois ambientes distintos que vão se interligando ao decorrer da narrativa.


O livro tem início através de uma história contada por Sargento Raphael O'Reilly a um jovem detido no dia de natal, sendo desta forma que começamos a conhecer a história de Lou Suffern, um homem ocupado que sempre se está realizando duas coisas ao mesmo tempo, sem dar a devida importância a sua família e as pessoas que ama.


A vida deste homem tende a mudar quando ele conhece Gabe, um mendigo que vive na porta de seu escritório e que parece ter informações importantes sobre pessoas de trabalho. Munido de segundas intenções, Lou decide dar um trabalho ao mendigo, mas, se arrepende logo em seguida. O motivo? O homem diz coisas que realmente o intrigam, estando sempre presente, independente de onde Lou vá. 


É a partir deste relacionamento incomum que o enredo se desenvolve, trazendo consigo diversos temas e questionamentos, dentre eles a descoberta de si próprio, trabalho x relacionamentos pessoais, as consequências de nossos atos e a importância do agora.


Um enredo tão cativante e uma narrativa tão bem desenvolvida não nos permite largar este livro antes de ler a última página, trazendo consigo um misto de emoções que mexerá, sem dúvidas, com todos seus leitores.


Eu só tenho elogios a este livro e espero de coração que você, leitor, goste tanto desta leitura quando eu gostei. Como diria a Lucy do Cabine Literária, é um livro extremamente “quentinho no coração”.


Para finalizar esta resenha, queria deixar aqui, mais uma vez, elogios a Novo Conceito pelo trabalho na diagramação de seus livros! É perceptível o carinho da editora com seus exemplares e eu simplesmente adoro isso!


Bem, é isto. Espero que gostem da resenha e comentem! Beijos e até a próxima.


21 comentários:

  1. Primeiramente quero te agradecer pela presença e comentário lá no blog. Acabei de dar uma geral no seu blog e adorei o que vi, principalmente porque nosso gosto literário é bem semelhante. Muitos dos livros que vc resenhou tenho aqui no blog e pretendo resenhar em 2014 e quero saber sua opinião ok!!!
    Desejo também que possamos manter contato e frequência em 2014 no blog uma da outra, já que a opinião sobre nosso trabalho é parte fundamental para nosso progresso.

    Bem sobre esse livro que vc leu e resenhou: gosto da autora e até já li dois livros dela, quando eu tiver oportunidade irei ler sim. No geral estou lendo muitos elogios sobre esse livro na blogsfera.
    Mega feliz por vc ter lido, gostado e indicado. Valeu pela ótima dica de leitura. E a capa está Lindona.

    Beijos e ótimo réveillon!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo o mesmo viu, e quanto a mim, pode ter certeza: sempre vou estar por lá, lendo as resenhas e deixando comentários ^^ Adorei muito seu espaço e como você mesma disse, temos gostos literários muito parecidos, o que é ótimo para se conseguir novas indicações de bons livros!
      Quanto a resenha, este é o segundo livro da autora que li e recomendo muito ^^' Leia e você não vai se arrepender =D Para mim é o melhor livro dela que já li ^^ Muito obrigada pelo comentário viu?! Te espero mais vezes por aqui ^^

      Beijos!

      Excluir
  2. da seleção da Cecelia só falta esse na estante, é incrível como ela escreve muito bem!!!!
    a mensagem subliminar que ela deixa é inacreditável
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, só posso te aconselhar a adquiri-lo e lê-lo assim que puder, porque, para mim, foi o melhor livro da autora que li ^^'

      Beijos

      Excluir
  3. Eu adorei esse livro, ele é diferente sl, mtmt bom!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Este é realmente um livro especial ^^"

      Beijos
      Polly
      Entre Livros e Personagens

      Excluir
  4. Oi! É a primeira vez que passo por aqui e preciso dizer: amei o teu cantinho!
    Bom, essa é a primeira vez que leio uma resenha dessa obra. Nunca li algo com o tema natalino e não sei o que esperar, exatamente, além dos clichês.
    Mas gostei das suas impressões e acho que gostaria da leitura.
    E parabéns pela resenha!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *-* Sinta-se a vontade pra dar uma passada por aqui sempre que quiser ^^" Leia, tenho certeza de que vai gostar ^^ Este, sem dúvidas foge de todos os clichês sobre o tema ^^'
      Obrigada pelo comentário =D

      Beijos
      Polly
      Entre Livros e Personagens

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha Polly! Estou ansiosa para ler O Presente! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de livros com esse tema, apesar de ser mais difíceis de achar. Esse ano ainda teve vários, mas o ano passado não vi nenhum. Quero muito ler esse livro ainda hheheheheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, em 2012 não me lembro de lançamentos com temas natalinos, este ano em compensação kkkkk Quando ler diga o que achou, ok? Beijos

      Excluir
  7. Oi Pollyanna, tudo bem?

    esse foi o meu último livro resenhado lá no blog. Eu já curto esse clima natalino e estava atras de livros que fossem relacionados com o tema. Como vc li Anjos a Mesa, Deixe a Neve Cair e O Presente. O livro da Cecelia é bem interessante e a mensagem que ele passa é linda. Porém, senti que a história dava uns pulos e as vezes dava voltas. Terminei a leitura com alguns questionamentos na minha cabeça que, a meu ver, não foram respondidos durante a leitura.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi os pulos na história da seguinte forma: Raphael O'Reilly, que é quem está contando a história não tinha como saber de tudo, ele conhece partes da história que foram se interligando... foi assim que entendi, pelo menos... mas, posso estar totalmente equivocada kkkkk Muito obrigada pelo comentário ^^
      Beijos

      Excluir
  8. Minha amiga está lendo esse livro e amando!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ela tenha gostado da leitura ^^'

      Beijos

      Excluir
  9. Oie Polly
    amo histórias com uma vibe natalina, e que se passam nessa época. Quero muito ler esse livro, e espero curtir como você curtiu.
    bjos e feliz 2014
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ler me diga o que achou ^^ Muito obrigada pelo comentário ^^"

      Bjs

      Excluir
  10. Confesso que não me interessei muito por esse livro, mas me arrependo de não ter pedido. kkkkkk Estou vendo resenhas maravilhosas sobre ele. Ah...Anjos á mesa eu li e gostei bastante.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei Anjos à mesa ^^' Quando tiver oportunidade, realize esta leitura também,é ótima ^^"
      Beijos

      Excluir
  11. oiiee!!!
    Adorei seu blog,muito legal!
    Sera q vc poderia acessar o meu blog e dxar um comentario falando o q vc achou? http://vicioemlivrosefilmes.blogspot.com.br/

    obg!

    -Bia

    ResponderExcluir