Resenha #17: Jane Austen parte 1 - Orgulho e Preconceito

Título: Orgulho e preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 231 ( Total dos três livro: 631)
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Resenha:

O livro nos mostra a vida em sociedade no século XVIII, mas, não se engane pensando que é algo maçante. A autora soube dar à obra um tom irônico e divertido, onde o romance não se torna cansativo nem meloso demais.

A história tem sua atenção voltada à família Bennet, sendo mais precisa em Elizabeth : segunda filha de uma família tradicional, por assim dizer, e que possui uma mãe que está sempre a procura de um vantajoso casamento para suas filhas. Tal personagem não é como as demais moças da época – esta não mede suas palavras nem tem medo de expressar suas opiniões. A mesma é honesta e direta.

A enredo começar a se formar com a chegada de Sr. Bigley em Netherfield, o que gera um alvoroço tremendo , uma vez que o mesmo é considerado um ótimo partido.

Um baile realizado na cidade deixa claro o interesse de Sr. Bigley em Jane – irmã mais velha de Elizabeth. É em um dos momentos nesse mesmo baile que lizzy acaba escutando Sr. Darcy – amigo de Sr. Bigley que viera com ele – dizendo a outro cavalheiro que no momento não há nenhuma mulher interessante e digna que o faça tirá-la para dançar. O comentário cria grande antipatia em Elizabeth fazendo com que a mesma tire péssimas conclusões sobre Sr. Darcy mesmo antes de conhecê-lo.

A imagem que Mr. Darcy faz de Elizabeth e de sua família não é nada melhor que a que causou na mesma e é com o preconceito e orgulho de ambos que vemos um romance surgir.  Entre seus defeitos e qualidades vemos um amor nascer da indiferença tornando-se, para mim, um dos melhores romances de todos os tempos.


— O orgulho – observou Mary, que se gabava da solidez das suas reflexões – é um defeito muito comum, creio eu. Por tudo o que tenho lido, estou convencida de que é realmente muito comum. A natureza humana manifesta uma tendência muito acentuada para o orgulho, e são pouquíssimos os que não alimentam esse sentimento, fundados em alguma qualidade real ou imaginária. A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, a vaidade com o que desejamos que os outros pensem de nós.



...

Jane Austen foi uma surpresa para mim. Sim, eu tinha curiosidade em ler algo da autora mas, nunca imaginei que me surpreenderia tanto e tão positivamente.

Confesso aqui que me apaixonei pela narrativa, por seus personagens. Esse clássico da literatura inglesa de 1813 me deixou sem palavras para descrevê-lo, tamanha sua qualidade.

Todos seus personagens são muito bem construídos e caracterizados. Seus defeitos e qualidades são exibidos a nós leitores, dando uma realidade maior à obra. Devo dar destaque aqui a um dos personagens principais da obra: creio que nunca fiquei tão curiosa e enfeitiçada por um personagem como por Fitzwilliam Darcy.

Sua personalidade um tanto quanto enigmática foi sendo exibida aos poucos, fazendo com que minha curiosidade aumentasse a cada novo virar de páginas.

É importante ressaltar também que é no mínimo muito interessante conhecer costumes de outras épocas e analisá-los com os olhos voltados aos dias atuais.

Creio que após tantos elogios não preciso dizer o quão recomendado este livro é. Se eu costumasse dar estrelas em meu blog este sem dúvidas valeria cinco. Este livro se tornou um de meus favoritos e me arrependi por não tê-lo lido antes.

...


Curiosidade







Para aqueles que já leram a obra e se apaixonaram pela mesma - o que absolutamente foi o meu caso -  foi escrito por Amanda Grange o livro Mr. Darcy's Diary. A obra já foi publicada a um tempo, mas, não tem tradução ainda no Brasil.

A mesma mostra a história de Orgulho e Preconceito aos olhos de Sr. Darcy e é narrada pelo mesmo em seu diário. 

O livro é maravilhoso e ajuda a superar - nem que seja um pouco - o "gostinho de quero mais" que o livro de Jane Austen deixa.

Achei maravilhosa a oportunidade de saber um pouco mais sobre os pensamentos do personagem e conhecer a fundo seus sentimentos ao decorrer da história.

Esta é outra recomendação que deixo a vocês. É um livro curto, de 320 páginas, de leitura rápida e muito agradável.

...


Adaptação








No ano de 2005 foi feita a adaptação mais recente da obra. A mesma é estrelada por Keira Knightley no papel de Elizabeth Bennet e  Matthew Macfadyen no papel de Fitzwilliam Darcy.



Tal adaptação - a meu ver - foi muito bem feita e consegue capturar boa parte da essência da obra de Jane Austen. Os personagens foram muito bem representados e confesso que não imaginaria ninguém melhor para representar Mr. Darcy que Matthew.




Se me permitem postar algo irrelevante para terminar esse post, quero compartilhar com vocês um vídeo que encontrei com cenas do filme. O mesmo é muito bem feito e com uma música que além de linda me remeteu a história em alguns momentos.


Não consegui de forma alguma incorporar o vídeo a postagem =/


Bem, é isso! Espero que tenham gostado da resenha - que foi um pouco longa dessa vez!  
Até a próxima resenha, não deixem de comentar ;)


26 comentários:

  1. Antes de ler o livro eu tinha a sensação de que não iria gostar do livro, por que pensei que a narrativa seria de difícil compreensão. Qual foi minha surpresa quando percebi o quanto o gostoso era ler o livro. Fiquei impressionada com o livro, não esperava gostar tanto. O Sr. Darcy é OMG tudo de bom. De uma forma geral eu gosto bastante de literatura inglesa, parece difícil mais na verdade é bem agradável.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tinha essa sensação de que não gostaria, mas, me apaixonei pela história *-* Realmente, Sr. Darcy é tudo de bom (*--*), acho que vai demorar pra encontrar um personagem masculino que me chame tanta atenção ^^'
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  2. Oie, Pollyanna.
    Esse com certeza é o meu livro e filme preferido de todos os tempo entre todos os que já li!
    Austen é uma DIVA *.*
    Sou completamente apaixonada pelo Mr. Darynho ele é MEU então tira o olhos ele me ama ardentemente rsrs

    E Claro que tem tradução do livro : O Diário do Mr. Darcy, pelo menos em PDF forma que li e me apaixonei ainda mais.
    até fiz resenha vou deixar o link cado queira ir espiar: http://felicidadenoslivros.blogspot.com.br/2012/06/leituras-da-mah-o-diario-de-mr-darcy.html

    Beliscões carinhosos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este acabou se tornando um dos meus livros favoritos também *-* Adorei o filme, e como disse no post, os atores foram muito bem escolhidos ^^' Jane Austen é realmente um diva, me arrisco a dizer que uma das maiores escritoras de todos os tempos *-* Sobre o Mr. Darcy, bem, duelaremos por ele (brincadeira) kkkkk Fiquei encantada por ele, sério... depois dele vai ser difícil me encantar tanto com algum outro personagem masculino kkkkkkk
      O diário de Mr. Darcy só tem traduções assim, eu me referia em exemplares físicos. Acho que seria uma boa a Martin Claret publicar esse livro, eu adoraria ter um exemplar dele *-*
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  3. louca pra ler esse livro me define :c

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que tiver uma oportunidade, leia. Espero que goste tanto quanto eu gostei *-*
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei a resenha!!
    E i post ficou bem completo, gostei mesmo!!
    Parabéns!

    Tenho tanta vontade de ler este livro, mas nunca consegui. Sempre tem outros na frente.

    Vou me empenhar nisso!!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    Ah! Estou seguindo seu blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha *-* tinha ficado com medo de ficar cansativa pelo tamanho >< Quando tiver um tempinho pega ele pra ler sim, não vai se arrepender *-* Eu adiei achando que não ia gostar,mas, acabei me surpreendendo muito ^^
      Obrigada pela comentário, beijos.

      Excluir
  5. Eu tenho esse livro mas ainda não li. Quanto ao filme já assisti e adorei. Jane Austen é única né...espero arrumar um tempo pra essa leitura.
    Beijos

    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se assistiu o filme e adorou, vai gostar mais ainda do livro ^^ Assim que arrumar um tempo leia ^^ depois me diga o que achou =D
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  6. Ganhei esse livro da editora Martin Claret, preciso começar a ler ainda esse mês \o/
    Parabéns pela resenha!!!
    Obrigada pela visita ao meu blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi da Martin Claret também, a editora está me fazendo gostar de clássicos *-*
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  7. Adoro a Jane Austen!
    Já vi tantas capas desse livro. A minha mesmo eu nunca vi ninguém fazer resenha com aquela capa;
    Orgulho e preconceito é muito bom,um clássico que vai demorar pra ser esquecido;
    Enfim adorei sua resenha!
    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, esse livro tem várias capas. Uma das que acho mais bonitas é aquela versão bilingue com o poster do filme. Quero um exemplar com aquela capa *-*
      Tomara mesmo que Orgulho e Preconceito demore ainda muito tempo a ser esquecido *-* Acho que todos que são adoram um bom romance tem que ler esse livro ^^
      Fiquei feliz que tenha gostado da resenha *-* Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  8. Oi, Polly.
    Eu ainda não li nenhum livro da Jane ainda, mas ganhei esse livro de "presente" e vou começar a lê-lo o quanto antes.
    Ainda não assisti o filme também.
    É muito bom quando um livro nos surpreende, não é mesmo?
    Adorei a resenha, parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas, já vi o filme. Maravilhoso!!!

    Beijos,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Polly! Eu nunca li nada dessa autora e como você sabe eu sou traumatizada por clássicos de qualquer lingua por causa do maldito vestibular... mas, sua empolgação me empolgou (poético isso oakskaso) e depois de ver a foto do tal Matthew eu decidi que vou ler esse livro e ver o filme. Me deixou curiosa isso do amor deles surgir da indiferença.
    Adorei a resenha, como já falaram está super completa!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Pollyana!!
    AMEI a resenha! Olha tenho esse livro em casa e ainda não li, e é por que orgulho e preconceito é um os meus filmes favoritos, por isso comprei o livro, mas é que surgem tantas outras leituras e como já sei da estória de Darcy e Elizabeth fico adiando..rsrs

    Beijos
    Amanda
    leiturahto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já li o livro e assisti ao filme e... AMO os dois! *-* Acho que Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos, assim como o filme.. Jane Austen supera as expectativas de qualquer um, mesmo sendo uma leitura um pouco mais difícil por ser um clássico..

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  13. Eu AMOO esse livro, é um dos meus favoritos!!!
    O filme tb é o meu favorito!
    Morro de vontade de ler Mr. Darcy's Diary!
    Parece ser ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro da Jane Austen, mas tinha uma época que tinha uma campanha da autora na blogosfera e eu até animei de pegar algo pra ler. Só que acabei não pegando e depois fui até esquecendo da ideia.
    Vou assistir o filme primeiro, se gostar vou procurar o livro (não sou muito fã de clássicos, a não ser os que envolvam terror).
    Ah, e a propósito, também sou barbacenese, acabei de achar seu blog e adorei. Estou seguindo.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é um grande clássico da literatura e por isso eu considero uma vergonha eu ainda não ter lido ele, mas simplesmente não consigo sentir atração pela sua trama, talvez o filme tenha um pouco de culpa nessa história pois eu já o vi e achei muito chato. Eu sei que não se deve julgar um livro pelo seu filme mas eu não consigo evitar, um dia eu crio coragem e leio ele de uma vez.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. oi,
    Jane Austen deveria ser lido por todos! é um must read, um clássico incrível
    Amooooo esse livro de paixão!!! já devo ter lido Orgulho e preconceito umas 5 vezes.
    e tbm amoooo todos os outros....razão e sensibilidade tbm é um favorito
    e claro o filme Orgulho e preconceito amooo...

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Pollyana!

    Olha, tb sou apaixonada pela obra da Austen e já li Orgulho e Preconceito algumas vezes. Mas queria adquirir livros dela de outras editoras. A minha é Landmark e confesso que não acho das melhores. Comprei pq a edição é bilíngue. Essa editora que você posta na matéria (Martin Claret) é boa mesmo? O que vc acha da Companhia das Letras?

    Olha a Giu Fernandes aí em cima escrevendo pra você! Você deveria dar uma olhada no blog dela. Ela é muito fofa e uma leitora como pucas!!

    :)

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava querendo comprar essa edição bilíngue... Bom saber de antemão que não é das melhores ^^ Então!Eu tenho alguns livros da Martin Claret e recomendo muito. Gosto bastante da editora. Gosto muito também da Companhia das Letras! Qualquer uma que escolher vai ficar "bem servida"!
      Muito obrigada pelo comentário, viu?! Volte sempre ^^'

      Beijos

      Excluir
  18. Oi Pollyana!
    Eu amo Jane Austen, os livros dela são ótimos.
    Se você você gostou de Orgulho e Preconceito, te recomendo a ler Razão e Sensibilidade, que também é um ótimo livro da autora.
    Beijos!
    Monomaníacas por Livros

    ResponderExcluir