Resenha #14: Baroak - A estrela


Título: Baroak - a estrela
Autora: Cris Motta
Editora: Novo Século
Páginas: 312
Sinopse: Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornarmos grandiosos, levando a uma experiência fora do comum, uma experiência mágica. Beatriz Comarin é uma adolescente de treze anos que vive o conflito de sentir-se excluída do grupo de pessoas de sua idade, abrindo-se, apenas, às estrelas do céu – suas amigas confidentes. A mudança em sua vida começa quando seu pai, Carlos Comarin, é transferido a trabalho para a Arábia, e ela e sua mãe Helena são obrigadas a segui-lo. Lá, a jovem compra um pote de cristal em formato de estrela das mãos de uma misteriosa mercadora, que a aconselha a abri-lo apenas quando realmente precisar. Beatriz não imaginava que naquela estrela estava Clair Baroak, uma djinn para os orientais, um gênio para os ocidentais, que entra em sua vida e, entre paixões, dissabores, festas, viagens ao Chile, à Europa, e projetos de vida, a transforma completamente. Bia não só aprende sobre um mundo místico, como acaba fazendo parte de uma história que está apenas no começo. Por meio de uma linguagem simples e descontraída, o leitor identificará em Baroak – A estrela sentimentos que o acompanharão a vida inteira: o medo e a coragem.

Resenha: Este livro é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história de Beatriz Comarin, uma adolescente de classe alta que é perfeita aos olhos de seus pais. É uma boa filha, uma boa aluna que sempre tira as melhores notas... Só que aos olhos de seus colegas de sala não é bem assim. Beatriz tem apenas um amigo em sua escola – Rodrigo – por quem esconde uma paixão. Por não ter amigos com quem conversar, bia faz das estrelas suas confidentes.

Certo dia o pai de Bia, Carlos Comarin,  recebe uma proposta para trabalhar na Arábia e a garota e sua mãe – Helena –  o acompanham.

 Quando me propus a ler esta obra, acreditei que boa parte da mesma se passava por lá, mas, não. É apenas uma parte muito importante, que dá o pontapé inicial para a grande mudança pela qual Bia vai passar.

Durante essa viagem a garota amadurece muito e passa a valorizar sua beleza.  Um ano se passa  e ela volta ao Brasil, trazendo consigo um item muito especial que comprou de uma senhora misteriosa pouco antes de seu regresso: uma estrela de cristal. A mulher avisou a ela que só era para abrir o objeto quando mais precisasse e mesmo sem intender o que aquilo significava, ela levou a estrela consigo.

“Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornar grandiosos e nos levar a ter uma experiência fora do comum... Uma experiência mágica!”

Quando volta a vida escolar, Beatriz é outra. A garota que mal era percebida faz várias amizades e todos querem ouvi-la falar de sua viagem e experiências nos Emirados Árabes. É aparente a felicidade de Rodrigo com a volta da garota e é perceptível inclusive um brilho especial em seus olhos.

Liana, uma inimiga antiga de Bia, não fica satisfeita em ver a menina sendo tão bem recebida e com tantos amigos. Por inveja, a garota arma para Beatriz que acaba se vendo mais sozinha que nunca. Desesperada com toda a situação, bia lembra-se da estrela e decide abri-la – se precisava fazer quando mais precisasse, aquele era o momento.

Sai da estrela uma Djin, uma gênia chamada Clair Baroack. Beatriz não imaginava que ali conhecia uma amiga que ajudaria em sua jornada de vida.

Não contarei mais sobre o livro para que não surjam spoilers. A obra é linda e vale a pena descobri-la através do virar das páginas. Nesta vemos o crescimento de bia como pessoa e mulher (uma vez que a história narra a vida de bia dos seus 13 aos 20 anos). Sentimentos como a fé, o amor e amizade são muito presentes nesse livro.

Posso dizer que adorei a obra, a mesma me divertiu, me prendeu, me arrancou suspiros em algumas partes. Uma das poucas coisas que me incomodou – e me deu pena – é a forma como Beatriz trata Rodrigo, às vezes.  Gostei da maioria dos personagens, principalmente de Clair.

A narrativa na maior parte da história flui muito bem, outro ponto positivo da obra. Esperava um pouco mais do final, mas, tenho certeza que o mesmo deu um ótimo gancho para a continuação, então isso não pode ser considerado um ponto negativo.

Queria parabenizar a autora Cris Motta por esta obra linda e de grande qualidade. Adorei “embarcar” nessa história. Aproveito também para  agradecer novamente a oportunidade de parceria e dizer que aguardo ansiosa a continuação da trilogia.

Recomendo a todos vocês! Certamente terão bons momentos com essa leitura. Beijos, e até a próxima!
Façam uma blogueira feliz não deixando de comentar.



17 comentários:

  1. Eu não fazia idéia do que se tratava esse livro.
    A história parece interessante, gosto de histórias que mostram o amadurecimento do personagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida que bom que gostou da resenha de Sherlock, eu adoro a personalidade excentrica do detetive.
      Pode usar a ideia do projeto sim, sinta-se a vontade, eu vou amar.

      Bjs

      Excluir
    2. Duas. E geralmente é o que as pessoas não gostam. Que bom que alguém intende kkkkkkk
      Muito muito obrigada amr, vou dar os devidos créditos, pode ficar tranquila *-*

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei! Tô mega curiosa... Adoro livros do gênero, fora o amadurecimento dos personagens!
    Gostei muito da sua resenha!!!!!
    Beijos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  3. Oi Polyanna!
    Olha só como são as coisas,acabei de ler uma resenha desse livro onde o blogueiro não gostou muito do começo,já vc foi o final.ótima resenha.


    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha. Esse livro parece ser interessante. Vi outras resenhas dela e positivas!^^
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hooy, Hooy!
    Eu quero muito ler esse livro.
    Você disse que esperava um pouco mais do final da história, mais que talvez a continuação seje melhor, né? Já fiquei mais curiosa ainda para ler este livro, rrsrs'.
    Beeeijos ;*
    Seguindo! ^^

    http://princesa-nerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu nunca li esse, fiquei curiosa =]
    http://priscilalirow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter soltado spoiler ( mesmo que pouco ) ainda continuei com vontade de conhecer esse livro, parece ser ótimo!


    Seja sempre bem vinda ao word in my bag.



    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soltei spoiler não, amr kkkkk A maioria das coisas que falei estão na sinopse ^^' Acho que o único spoiler que eu soltei é que a maior parte da história não se passa na Arábia e quando reclamei da maneira que ela trata o Rodrigo, enfim, desculpa =x. Mas, pode ler tranquila, vai ver que todas as surpresas que o livro reserva estão lá ^^' Obrigada pelo seu comentário, viu?!

      Beijos

      Excluir
  8. Mais uma resenha desse livro, ganhei ele em um sorteio e não estou tão animada a ler, só mais uma resenha positiva, me animou bastante ^^
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. Olha que conhecidencia, nossas resenhas sairam no mesmo dia e a resenha do meu blog é do mesmo livro do seu kkkk, não gostou do final eu ja não gostei do começo, rs. Da uma passada lá e veja como ficou a minha, a sua ficou mara. 1º vez e espero estar aqui sempre, adorei seu blog, seguindo e se puder segue lá tbm, ficarei mega feliz, de sua opinião tbm na resenha.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha e o livro me interessou um pouco. Vou procurar lê-lo.
    Beijos, @stellaavalim http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  11. Não leria esse livro caso o visse na livraria...
    Mas pela sua resenha, com certeza está entre os meus desejados =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha.
    Já estava com vontade de ler.
    agora aumentou.

    Bjos!!

    Cida!!
    @c_i_d_a
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, o livro parece ser bem legal! (:

    xx

    http://www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha visto a capa desse livro em alguns lugares mas não sabia mesmo sobre o que ele era.
    Ele parece ser muito interessante e com essa sua recomendação ainda, acho que vou colocá-lo na lista dos que eu tenho que garimpar preços bons!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir