Resenha #12: As aventuras de Sherlock Holmes

Título: As aventuras de Sherlock Holmes
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora:Martin Claret
Páginas: 280
Sinopse: Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) é o escritor britânico que criou o detetive mais famoso de todos os tempos — Sherlock Holmes —, o qual se tornou ícone de inteligência penetrante e de prodigioso poder de observação. Estudou medicina na Universidade de Edimburgo, onde teve como professor o dr. Joseph Bell, que se distinguia pela habilidade de deduzir dos mínimos detalhes as características físicas e psicológicas dos pacientes. Esse médico inspirou a Doyle boa parte da personalidade de Sherlock Holmes. As aventuras de Sherlock Holmes, obra publicada em 1892, é uma série de doze contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo dr. Watson, deslinda os mais intrincados e, por vezes, assustadores, mistérios: Um escândalo na Boêmia, Um caso de identidade, A liga dos Cabeças Vermelhas, O mistério do vale Boscombe, As cinco sementes de laranja, O homem do lábio torcido, O carbúnculo azul, A faixa malhada, O polegar do engenheiro, O solteirão nobre, A coroa de berilos, As Faias Cor de Cobre.



Aquele que nunca ouviu a famosa frase “Elementar, meu caro Watson” que atire a primeira pedra.

Sherlock Holmes é o mais brilhante e conhecido detetive do mundo literário e trás em suas histórias uma enorme perspicácia e genialidade. 

As obras de Sir Arthur Conan Doyle que envolvem seus mais celebres personagens – Sherlock Holmes e Watson – foram traduzidas para diversos países e isto não foi por acaso. No livro A aventuras de Sherlock Holmes, podemos ver doze contos onde o genial detetive e seu fiel amigo Watson revelam os mais intrincados e surpreendentes mistérios.

“Há muito tempo tenho como princípio que, quando o impossível é eliminado, o que resta, por mais improvável que seja, deve ser a verdade.”- a coroa de berilos

Contos como “ As faias cor de cobre” e “ O mistério do Vale Boscombe” Te intrigam e não deixam que você os largue antes de junto com Sherlock, esclarecer os mistérios que desvendavam cada caso.
Por ser uma obra escrita em 1892, acreditava que talvez o vocabulário usado na escrita iria fazer com que minha leitura se tornasse um pouco mais lenta, mas, isso não aconteceu. O vocabulário é rico, mas, de fácil compreensão e a narrativa flui muito bem . A mesma é feita por Watson, sempre relembrando casos passados.

Um ponto negativo – se é que possa ser considerado um ponto negativo – é que em alguns pontos são citados outros casos como O estudo em vermelho e O signo dos quatro. Acredito que para uma melhor compreensão, e a quesito de curiosidade, seria bom ler pelo menos essas duas obras antes desta.

Esta é uma obra rica, inteligente e muito bem escrita. Recomendo a todos que gostam do gênero ou que tem curiosidade em conhecer uma das obras do detetive. É uma leitura que dificilmente lhe desagradará.

Curiosidade

A personalidade de Sherlock Holmes foi inspirada em uma figura real. Tal personagem foi criado semelhante a  Dr Joseph Bell, antigo professor de cirurgia de Sir Arthur Conan Doyle, na faculdade de medicina.
Dr Bell se distinguia por sua grande habilidade em deduzir nos mínimos detalhes as características psicológicas de seus pacientes. 





25 comentários:

  1. Hey! Voltei a ativa, hauhauhauh não estava conseguindo tempo para comentar e responder comentários mass, dei um jeitinho hihih

    Nunca tive muito interesse em S.H, mas até que gostei da resenha, e a curiosidade é bem interessante ahuahuahuah, quem sabe um dia, quando eu tiver um pequeno tempo para sair, dê um jeito de ler algumas páginas..
    hihihi

    beijos, @Karol_hearts
    http://queridos-pensamentos.blogspot.com.br /

    ResponderExcluir
  2. Não é o tipo de história que eu goste de ler, mas mesmo assim pretendo ler algum dia heheh
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi polly!
    Eu só assisto os filmes de Sherlock Holmes por que é não faz bem meu gênero literário, nunca li nenhum livro mas deve ser ótimo.

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. awwn gostei bastante da resenha, parabéns!!
    já estou seguindo seu blog, viu? *-*
    se puder retribuir a visita e seguir o meu...
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    xoxo ^^

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, Pollyanna! Sou louca, louca pra ler, tô afim de comprar aqueles box com os livros, sabe ? Mas estão muito caros s:

    Realmente, "Elementar meu caro Watson" Impossível alguém não ter ouvido isso UAHSUHA

    Beijos, ;)
    Mih - http://CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  7. ADOREI seu blog
    achei ele pq tava fazendo uma pesquisa sobre emprestar livros (o quando odeio) e tal. E achei o post sobre emprestar que tem aqui.
    Enfim
    ja to seguindo
    segue o meu tbm www.verumlivronatv.blogspot.com

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Pollyana;
    Acho Sherlock Holmes um dos personagens mais cativantes das histórias que já li. No fundo acho que todos quemos ou temos alguma coisa dele não?
    Este livro em especial eu não li, a história parece ser ótima. Agora que eu já vi os filmes do o Robert* vivendo Sherlock, este personagem na minha opinião ficou melhor ainda.
    Muito boa a sua resenha.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  9. Oi Pollyanna!
    Ainda não li nada do Sherlock, mas vou ler em breve, peguei um dos livros do Sir Arthur para ler e não vejo a hora de começar a leitura.
    Gostei muito da sua resenha!

    Beijos, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Polly!
    Amei a tua resenha. E confesso que fiquei interessado no livro.
    Já tive a oportunidade de ler um livro do Sherlock e gostei.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca li nenhum livro 'Sherlock Holmes' porém sempre ouvi comentários positivos.
    Vamos ver no que que dá uma leiturinha dessas, hehehe.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiie nunca li nada de Sherlock.
    Todo mundo fala de As aventuras de Sherlock Holmes, que é louca e blá blá, maaaas sinceridade não faz faz meu estilo, enfim...Adorei sua resenha, parabéns.
    Sucesso com o blog :)
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  13. Oi Polly
    eu necessito ler algo sobre o Sherlock !!
    Mas antes vou procurar ler as obras que você disse que entra no contexto dessa história, assim quando pegar esse livro já irei saber sobre elas.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Essa é a segunda resenha que leio deste livro. Confesso que agora despertou minha curiosidade. Vou ter que solicitar este livro da próxima vez.
    Bela resenha!
    Beijos :)

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Opa!! Olha que beleza minha irmã tem esse livro e eu já li Signo dos Quatro e O estudo em Vermelho! Caiu redonda pra mim essa resenha então!! hahaha!! Vou ler correndo esse livro.
    Desde pequena eu me enconto com Sherlock Holmes. Meu amor reacendeu depois que comecei a assistir House, que é inspirado nesse personagem legendário.
    Adorei a resenha!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Gosto do Sherlock por causa de filmes,
    Não esses de agora com RDJ
    Já assisti uns antigos que são bem legais,também.

    Por isso que gosto da Martin, eles deixam a leitura bem compreensível apesar dos livros serem de outra época haha

    Amei o banner novo, ficou lindo

    beijos e uma ótima quinta
    Nanan - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Apesar de ouvir muito a respeito do famoso detetive, nunca li um livro do personagem. Nem mesmo assisti a um filme. Mas deve ser uma ótima história, os melhores mistérios já escritos...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  18. Assim como a Pri aí em cima, eu nunca li nenhum livro do personagem! Assisti aos filmes, mas imagino que seja bem diferente mesmo! Preciso ler..

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. AMO os contos de Sherlock Holmes. <3

    Gostei do blog. Virei mais vezes. :)

    beijos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  20. Muito famoso, mas não li nada dele
    Nunquinha ...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua resenha. Nunca tive oportunidade de ler os livros, mas sempre achei que a leitura iria fluir com mais dificuldade. Fico feliz de saber que não é assim KKKK. Parace bom, vou procurar pelos contos...

    Bjs. Y :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Pollyana!

    Acredita que não li nenhum dos livros do S.Holmes ainda, vergonha, porque eu adoro essa temática investigativa. Mas mesmo assim quem não leu, é impossível não conhecer esta frase. Se ele apenas citar algum personagem dos outros dois livros, não chega a ser problema, mas se houver alguma história que seja importante para o entendimento deste, ai realmente é necessário a leitura deles. Espero ler em breve livros dele..

    beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  23. Nossa que legal a curiosidade de ser inspirado em alguém RSRSR eu não sabia. Boa dica!
    Já seguindo o blog!!!!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Uma das minhas próximas leituras, sempre tive vontade de ler os livros de Sherlock Holmes, agora eu estou lendo Um estudo em vermelho, e estou gostando muito. Mas já ouvi dizer que não é o melhor, que tem outros que são muito mais interessantes, se eu já estou gostando desse imagina os outros.

    Beijos,
    Juliana Pires.
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Sherlock é um dos clássicos da literatura e eu me sinto envergonhado de nunca ter lido nenhum livro dele, mas a verdade é as histórias dele nunca foram muito interessantes para mim, eu nem tive coragem de ver os filmes.
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir